Durante a crise, empreendedora cria novo negócio para concretizar sonho do pai

Por Maria Teresa Lazarini

Aberto no Rio de Janeiro há cerca de dois meses, o Bread Barbecue aposta em pão de alho recheado e já está ganhando o gosto dos cariocas

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Com o avanço do novo coronavírus, é evidente que os pequenos negócios estão passando por maus bocados. De acordo com um levantamento feito pelo Sebrae, pelo menos 600 mil micro e pequenas empresas fecharam as portas e cerca de 9 milhões de funcionários foram demitidos por causa dos efeitos econômicos da pandemia. Mas, enquanto alguns negócios fecham para evitar prejuízos, outros são abertos como uma alternativa de sobreviver à crise.

Esse é o caso do Bread Barbecue. Aberta no Rio de Janeiro há menos de dois meses, a empresa de delivery de pão de alho recheado foi a solução que a profissional de relações públicas Rafaela Cavalcanti encontrou para diminuir as incertezas financeiras na sua casa. Após o início da quarentena, seu pai Alberto, que era motorista de Uber, recebia pouquíssimas corridas para fazer, mesmo após horas na rua. Era preciso encontrar uma solução.

Junto com o pai e a irmã Marina, que é nutricionista, eles conseguiram colocar o Bread Barbecue de pé. Hoje, o negócio conta com mais de 2 mil seguidores no perfil do Instagram e entrega cerca de 40 sanduíches por dia pelo bairro residencial de Jacarepaguá, na cidade do Rio.  

Saudades de churrasco, né, minha filha?

A ideia do Bread Barbecue não poderia ter vindo em melhor hora. Com a quarentena, eventos como festas e churrascos diminuíram drasticamente, deixando uma saudade no paladar brasileiro de uma carne na brasa e um pão de alho. Nesse cenário, a profissional de relações públicas encontrou uma oportunidade ainda pouco explorada de mercado.

“Grande parte dos brasileiros faz isso de rechear o pão de alho no meio do churrasco: pegar um pedaço do pão e juntar com um pedaço de linguiça”, comenta Rafaela. “Ao mesmo tempo que isso é uma coisa que todo mundo faz durante o churrasco, é difícil encontrar um restaurante que venda”.

No começo do negócio, a empreendedora se virava na cozinha enquanto o pai e a irmã entregavam os sanduíches de carro. Com o aumento dos pedidos, a situação passou a ser insustentável. Hoje a família se junta para preparar os lanches do Bread Barbecue enquanto dois motoboys contratados se encarregam das encomendas.

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Com pasta de alho caseira, os lanches têm 20cm e levam recheio de carnes do bom e velho churrasco, como linguiça de pernil, costela e coração de galinha. Em posts e stories no Instagram, os sanduíches de pão alho passaram a receber um elogio atrás do outro nas redes sociais e são até recomendados por influencers.

Além de ter chamado a atenção dos cariocas, os pães de alho recheado estão literalmente na boca do povo de Jacarepaguá. Sem saberem quem são os donos do negócio, já aconteceu de pessoas do bairro recomendarem o sanduíche para a família Cavalcanti. “A gente começa a ver que as pessoas estão gostando do produto sem que a gente precise falar que é nosso”, fala Rafaela.

Um sonho antigo

A vontade de empreender sempre esteve presente na família Cavalcanti, mas ela nunca era concretizada. Após trabalhar por 25 anos com Tecnologia da Informação em uma multinacional, o senhor Alberto fora demitido. Por conta da dificuldade em encontrar um novo emprego com mais de 50 anos, ele optou por ser motorista de aplicativo. Mesmo com a nova decisão profissional, a ideia de abrir um negócio para chamar de seu não saía da sua cabeça.

Mas o medo e as incertezas falavam mais alto e a vida de empreendedor ficava para depois. Até o dia em que Rafaela criou o Bread Barbecue da noite para o dia. “Quando eu criei o Instagram ele não estava levando fé. Tirei uma foto e coloquei: inauguraremos na terça feira”, conta. “Meu pai ficou sem acreditar. Quando ele viu que as pessoas estavam respondendo e seguindo, ele começou a levar a sério. E não tinha jeito: eu falei que ia fazer. Então ele comprou as coisas e a gente começou a cozinhar.”

Em um cenário economicamente instável, Rafaela uniu o sonho antigo de seu pai em ter o próprio negócio com uma maneira de manter o dinheiro entrando.

O mais interessante foi que meu pai que era uma pessoa super insegura hoje está mais esperançoso. De tudo isso, eu vejo que ele está se sentindo importante, fazendo uma coisa que ele sempre quis.”, conta Rafaela.

Um dia após o outro

Pão de alho recheado do Bread Barbecue
Pão de alho recheado do Bread Barbecue

Em dois meses, a família Cavalcanti já conseguiu usar a renda dos sanduíches para comprar um novo freezer para suportar os pedidos. Aos poucos, a casa é adaptada para abrigar a produção que parece só crescer ao longo das semanas. Com organização, a família hoje consegue produzir cerca de 50 sanduíches por dia.

Atualmente, as entregas são focadas em Jacarepaguá, mas os empreendedores já adotam estratégias para deixar o negócio conhecido em outros bairros do Rio. A cada 15 dias, a família lança no Instagram do Bread Barbecue uma enquete perguntando aos seguidores uma localidade para entregarem pedidos na semana seguinte. A ideia parece conquistar mais pessoas à pagina e gerar conhecimento orgânico para a marca.

Em relação ao futuro, a família ficará atenta para acompanhar o crescimento do negócio junto com a manutenção da qualidade. “Se o Bread Barbecue crescer mais, a gente pretende contratar outras pessoas e, enfim, fazer com que o negócio realmente cresça e expanda da mesma forma que a gente mantenha a qualidade”, finaliza Rafaela.

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